sábado, 22 de outubro de 2011

Fases do Pelo

Porque é necessário uma série de tratamentos para se obter o resultado desejado?
                                                                                                                              

O crescimento dos pêlos varia de pessoa para pessoa, conforme idade, sexo, metabolismo, hormônios, etnia, medicamentos e outros fatores. Mas todos os pêlos atravessam as três fases de crescimento. 



Fase Anágena (fase de crescimento ativo): Pode durar de 2 a 7 anos. Durante esta fase, a papila dérmica produz ativamente as células que formam a haste do pêlo. Em certas áreas do corpo, como o couro cabeludo, a maioria (83%) dos pêlos se encontra nesta fase. Durante a fase anágena, os pêlos tem uma abundância de melanina.

Fase Catágena (fase de degradação do fio): Esta fase dura de 10 a 20 dias; é durante a qual o pêlo pára de crescer, mas não cai. Cerca de 3 a 4% dos nossos pêlos encontram-se nesta fase em qualquer momento dado. Neste período, o folículo do pêlo se contrai a medida que é preparado para ser expelido.

Fase Telógena (fase de repouso e queda do fio): Esta fase pode durar vários meses; é durante a qual o pêlo cai e um novo pêlo começa a se formar. Não é possível tratar o folículo durante este período. O tratamento só surte efeito quando o pêlo se encontra na fase ativa de crescimento. Os pêlos e seus folículos em fase de degradação ou repouso (queda) precisam avançar para a fase ativa, a fim de permitir que o tratamento seja eficaz. Assim sendo, é preciso várias sessões de tratamento para obter em longo prazo uma redução permanente dos pêlos.

Além disso, em uma só sessão de tratamento não é possível destruir todos os folículos na fase ativa. Alguns são destruídos, outros podem ser minimizados, transformando-se em velos (pêlos finos e claros), e alguns entram em estado prolongado de dormência. O tratamento inicial deve ser repetido para destruir os folículos capilares ativos que não foram devidamente tratados na primeira sessão, já que se pode observar o crescimento de novos pêlos, e isto tende a ocorrer cerca de 3 a 4 semanas mais tarde, conforme localização da área tratada.
Deve-se programar outras sessões de tratamentos a intervalos regulares a fim de eliminar os pêlos que estiverem saindo da fase de repouso e iniciando a fase de crescimento ativo. Em geral recomendamos de 6 a 8 sessões de fotodepilação em 6 meses, com intervalo de 3 a 4 semanas entre cada sessão. Tendo em vista que o número de folículos capilares em fase de repouso é incalculável, não é possível definir antecipadamente quantas sessões exatas são necessárias para fazer o tratamento total de fotodepilação.

Quaisquer folículos sem pêlo ativo em seu interior simplesmente voltarão a crescer e precisarão ser tratados da próxima vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário